Tel.: 61 3223-6150

Filiado a fecomercio

Inédito no Brasil! Unioeste-PR oferta Programa de Residência Farmacêutica na área industrial.

Notícias Quarta, 23 Dezembro 2015 15:13
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vai ofertar o Programa de Residência Farmacêutica na área de Farmácia Industrial. Trata-se de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, que será ofertado pela primeira vez no Brasil tendo como alvo os que possuem diploma com o título de Farmacêutico.

De acordo com a coordenadora, Nereida Mello da Rosa Gioppo, a Residência em Farmácia Industrial foi criada para enriquecer e fortalecer a área de ciências farmacêuticas. “Atualmente contamos com a Prati-Donaduzzi”, diz Nereida. Ela explica que a empresa , se disponibilizou a abrir as portas para a especialização dos alunos, viabilizando a realização de projetos de pesquisa, com possibilidade de produção de novos fármacos e medicamentos, desenvolvimento de jovens empreendedores, promovendo a interiorização e formação de profissionais com experiência em ciência, tecnologia e inovação.

“Todos esses fatores são importantes e geram impacto cientifico e social, tanto para a comunidade acadêmica da Unioeste como para a comunidade externa da região Oeste do Paraná, sem falar na possibilidade desses profissionais atuarem em indústrias de medicamentos fora do Brasil”, afirma Nereida.

Oferta continuada

A especialização abrirá cinco vagas e será ofertada anualmente na modalidade de oferta continuada, com duração de dois anos para cada turma, devido à complexidade da área e da necessidade de integração e inserção do aluno na Indústria Farmacêutica.

Segundo Nereida, o curso irá favorecer a sedimentação do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento focado nas habilidades e competências.

O Programa de Residência em Farmácia Industrial possui 5.760 horas, sendo 2.880 horas para o 1º ano (R1) e 2.880 no 2º ano (R2). A carga horária semanal do residente será de 60 horas -48 horas em treinamento em serviço nas instalações da indústria conveniada nas áreas de Produção, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Controle de Qualidade. As 12 horas de aulas teóricas serão ministradas de forma modular em salas de aulas da Unioeste no Campus de Cascavel e de Toledo, podendo também serem ministradas nas salas de aula da empresa Prati-Donaduzzi, em Toledo.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado por meio de edital e publicado no site Unioeste, no qual estarão descritos o número de vagas, etapas do processo seletivo, critérios e condições para ingresso.

A seleção é constituída por duas etapas, a primeira uma avaliação escrita contendo 30 questões, tipo múltipla escolha, com cinco alternativas, abordando temas que publicados em edital, com conhecimento prévio do candidato. Cada questão da Prova Escrita valerá dois pontos, podendo o escore máximo alcançar o total de 60 pontos. Os candidatos com as 10 melhores pontuações estarão classificados para a 2ª etapa da seleção.

Já a segunda etapa é realizada por meio de análise/arguição sobre o currículo sendo que a análise do Curriculum Vitae valerá 20 pontos e a Arguição sobre o Curriculum Vitae valerá 20 pontos.

A classificação dos candidatos no limite de vagas será feita, observando-se a pontuação obtida em cada uma das etapas, cujo valor máximo possível de pontuação pode chegar a 100 pontos.

Com relação a documentação exigida, o candidato deverá conter: fotocópia do diploma de farmacêutico e/ou certificado de conclusão do curso; RG e CPF; foto 3x 4; título de eleitor e certificado de reservista.

Mais informações podem ser solicitadas no Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas e/ou internet ww.unioeste.br/residências com o responsável, Alfredo Back, pelo telefone (45) 3220-3210 das 8h30 às 17 horas de segunda a sexta-feira.

Fonte: Diário dos Campos

SDS Ed. Venâncio VI, Bloco O, Salas 415/416